O Guia do Fim do Mundo

Algo de certezas e especulações na tentativa de antecipar e se prevenir quanto ao que o futuro nos reserva.

Minha foto
Nome:
Local: Feira, Bahia, Brazil

10.12.09

O Reino Milenar de Cristo (parte 2)

No artigo anterior, tratei um pouco sobre o que as Escrituras falam a respeito do Milênio. Em resumo, Jesus Cristo descerá dos céus do mesmo modo como subiu há cerca de dois mil anos atrás, destruirá o anticristo e seus exércitos, prenderá Satã no abismo e reinará sobre a terra por mil anos literais, juntamente com seus santos glorificados. Agora, quero entrar numa esfera mais imaginativa pra tentar te dar uma idéia de como será esse tempo.

Antes de mais nada, é hora de nos desvenciliarmos daquelas idéias simplórias e infantis de como será o "céu". Ainda hoje as pessoas tendem a reduzir a salvação eterna a uma frase semelhante a "moraremos com Deus no céu". Eu, quando pequeno, mesmo crendo em Deus e querendo ser salvo, imaginava um céu tremendamente chato, com pessoas vestidas de branco, tocando harpas sobre nuvenzinhas brancas (acho que tirei esta imagem de alguns desenhos animados). A eternidade não se parece em nada com isso! Na verdade nem mesmo haverá um "céu", mas sim "novos céus e nova terra" (Ap 21.1).

Então, Jesus voltou, Satã está preso e o Reino Milenar começou. As Escrituras nos dizem que a sede do Reino será em Jerusalém, então imagino Jesus entrando triunfalmente na cidade (e nós todos atrás dele, claro!), depois entrando no templo e purificando ele completamente. Como o templo é o centro da adoração, e como Jesus é a imagem de Deus, imagino que Ele instalará seu trono lá mesmo. Há base para essa idéia, pois Deus falou pelo profeta Zacarias que todos os anos a Festa dos Tabernáculos será festejada em Jerusalém, e que todos (eu disse TODOS) os seres humanos do planeta deverão peregrinar para lá a fim de prestar adoração ao Senhor, sob pena de maldição (Zc 14.16).

Após, então, ter-se instalado em seu "palácio", o Senhor irá distribuir as responsabilidades que seus servos terão no Reino. Lembram que falei sobre galardões? Creio que eles serão utilizados no Milênio, onde cada servo desempenhará uma função. Ora, em qualquer tipo de governo - a não ser o anarquista - existem diferentes encargos e funções; por que seria diferente no Reino dos reinos? Assim sendo, alguns receberão a incumbência de serem presidentes, governadores, ministros e secretários; outros serão patrulheiros, oficiais da lei, etc; outros ainda poderão, quem sabe, receber a incumbência de permanecer no templo, diante do Rei, tocando e cantando louvores constantemente, enquanto outros serão os jardineiros do mundo. São muitas as possibilidades para as funções que desempenharemos no Reino, por isso é bom que você, como servo do Senhor, seja diligente e fiel, pois o seu futuro no Milênio pode depender disso (não que cuidar dos esgotos do Paraíso seja algo tão ruim assim, não é mesmo?).

Você deve estar se perguntando: "pra que patrulheiros e policiais no Reino?". Bem, lembre-se que muitos seres humanos sobreviverão à volta de Jesus, especialmente os israelitas que crerem nele. Essas pessoas continuarão a viver como humanos, apesar de viverem mais tempo e não terem Satã para os incitar ao pecado - o que não significa que o pecado deixará de existir! Mas, hein?! Observe que o Milênio ainda não é a eternidade. Somente depois dos mil anos é que haverá o juízo final e Satã e os pecadores serão lançados no lago de fogo. Portanto, o pecado ainda existirá, latente dentro de cada ser humano vivendo sobre a terra. Deve ser esta a causa de a Escritura ser tão enfática ao dizer que Cristo governará as nações "com cetro de ferro" (Ap 19.15). Não existe outra palavra para isso: Jesus será um ditador, apesar de um divino, perfeito, benevolente e santo.

Agora você percebe porque muitas pessoas não conseguem ver o Milênio como algo real. Na verdade é mesmo um quadro bem surreal: Cristo na terra em carne e osso, seres glorificados voando pra lá e pra cá e homens pecadores vivendo mil anos. Por sinal, é claro que a melhor parte ficará para nós. Como seres glorificados, teremos uma aparência humana (não seremos espíritos ou anjos, mas seremos palpáveis), mas não seremos mais humanos. Jesus disse que seríamos como os anjos e anjos são poderosos, não estão limitados pelas leis físicas do universo (voam, somem e aparecem onde querem...), não têm fome, sono ou cansaço e o melhor de tudo, são imortais. Assim seremos nós no Milênio - e por toda a eternidade - e por isso teremos muitos motivos de divertimento.

Já se imaginou voando até o Sol ou então indo além da nossa galáxia pra ver o que tem por lá? Ou, quem sabe, dar um mergulho de horas, sem equipamento, pra nadar com tubarões brancos, baleias e peixes de regiões abissais? De repente tudo o que você gostaria seria ir ao topo do Everest pra ver o mundo lá de cima ou então cair em queda livre sem precisar de paraquedas... Estas são apenas algumas das coisas fantásticas que poderemos fazer com nossos corpos glorificados e imortais. Não digo que o Milênio será só diversão, mas com certeza teremos momentos pra isso, mesmo que seja após 300 anos de obrigações! Além de tudo isso, a natureza estará em paz conosco e consigo mesma, o que nos possibilitará brincar com ursos, leões e, quem sabe até, dinossauros, sem nenhum risco.

Pois bem, meus irmãos, é mais ou menos isso o que nos espera no Milênio. Na verdade, a Escritura diz que "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem chegou ao coração do homem o que Deus tem preparado para aqueles que o amam..." (1Co 2.9). Estas coisas que imaginamos aqui são apenas a ponta do iceberg. A vida eterna com nosso Mestre será algo muito além do que podemos imaginar; muito melhor, muito maior, incomparável! Só nos resta permanecermos nEle e aguardarmos nossa rendenção que, creio eu, está bem próxima.

Maranatha!

Marcadores: , , , , , ,