O Guia do Fim do Mundo

Algo de certezas e especulações na tentativa de antecipar e se prevenir quanto ao que o futuro nos reserva.

Minha foto
Nome:
Local: Feira, Bahia, Brazil

6.12.09

O Reino Milenar de Cristo (parte 1)

Depois de falar muito sobre as desgraças que virão sobre nós daqui a pouco, gostaria de falar de algo bom. Sim, porque, na verdade, o ápice da escatologia bíblica não é a vinda do anticristo ou as pragas que Deus mandará sobre o mundo; o ápice é o retorno de Jesus Cristo e instauração do Reino de Deus sobre a terra. Apesar de todo o terror descrito no Apocalipse, a mensagem principal reside no fim do mal e no início de uma eternidade de bonança.

A partir do retorno de Jesus Cristo (mais adiante vou descrever minuciosamente como se dará essa volta), nos é dito na Escritura que o Adversário, Satã, será preso por mil anos, acorrentado no poço do abismo, e que os santos reinarão com o Senhor Jesus durante este período. Alguns levam isso para o lado metafórico e acreditam que os mil anos representam esta era em que nos encontramos, onde, supostamente, a igreja estaria reinando com Cristo. Outros não acreditam em nada, simplesmente descartam a descrição bíblica como algo muito espiritual que não precisa ser entendido ou interpretado. Entretanto, as Escrituras nos falam muito claramente sobre o Milênio como algo real, descrevendo, inclusive, como será então a vida no planeta. Quero descrever para você as maravilhas que viveremos naqueles dias.

Em primeiro lugar, é preciso entender que haverá duas ressurreições até que comece o Milênio de Cristo. A primeira se dará quando o Senhor arrebatar sua igreja e ressuscitar os santos que morreram até o início da Tribulação. Este evento (Arrebatamento/Ressurreição) marcará o início do domínio global do antictisto e da Grande Tribulação na terra. Quando o Senhor voltar, todos esses santos glorificados (este é o termo teológico para a transformação corporal pela qual passarão os que forem ressuscitados/arrebatados) voltarão com Ele em corpos espirituais, porém visíveis. Ora, o próprio Jesus, quando ressuscitou, revestiu-se de um corpo espiritual que, no entanto, possuía "carne e ossos"; era visível e palpável. Os corpos dos glorificados será exatamente como o de Jesus.

De acordo com as Escrituras, o Senhor Jesus descerá dos céus, juntamente com todos os santos glorificados, sobre o Monte das Oliveiras, de onde fornecerá salvação aos israelitas em fuga e derrotará o anticristo e seus exércitos. Imediatamente após isso, Satã será preso no abismo por mil anos e Jesus Cristo reinará na terra a partir de Jerusalém. O Reino Milenar é descrito nas Escrituras judaicas, especialmente nos livros de profetas como Isaísas e Zacarias. É uma promessa dada a Davi, por Deus, de que seu reino seria eternizado pelo seu descendente, o Messias.

As principais características desse período são: (a) a presenção física de Jesus Cristo na terra; (b) ausência de guerras e conflitos; (c) redução significativa da rebelião do homem contra Deus (pois o tentador não estará presente); (d) ausência dos instintos violentos dos animais e mudança na cadeia alimentar; (e) recuperação total do ecossistema do planeta; (f) aumento da longevidade dos seres humanos.

Uma das coisas mais interessantes sobre o Milênio - e que faz com que muitas pessoas torçam o nariz para uma interpretação literal - reside na natureza dos que pariciparão dele. Os santos glorificados, que virão com Jesus, não serão mais seres humanos, mas seres celestiais. Em resumo, conforme as próprias palavras do Mestre "serão como os anjos do Céu". Isso implica em crer que nós, os santos, poderemos voar, nos teleportar, viajar pelo universo numa fração de segundo... Além disso, conforme a Escritura, nos assentaremos em tronos e reinaremos COM Cristo. Talvez isso signifique que seremos como que juízes de Cristo na terra ou, a grosso modo, o serviremos em seu reinado. É bem provável que seja isso a que ele se referia quando falava em galardões; cada um exercerá uma função de acordo com suas obras em vida. Mas isso é só especulação, apesar de uma boa especulação.

Já para as pessoas que sobreviverem ao retorno de Cristo, inclusive os israelitas que serão salvos, a vida continuará. Eles continuarão como são: humanos. Bebês continuarão a nascer, pessoas continuarão a morrrer e certamente continuarão a sobreviver de seu trabalho. A boa notícia para estes é que, por causa da ausência do Maligno e das transformações pelas quais passará a terra, os seres humanos viverão tanto quanto as árvores e quem morrer com 100 anos será por maldição, não por causas naturais. Além disso, a terra não mais produzirá "cardos e espinhos" e o homem não suará tanto para obter seu sustento. Vemos aqui um retorno às condições de vida no Paraíso, onde Adão e Eva tinham tudo de que pecisavam e cuja idade chegou a quase mil anos! Esses sobreviventes serão governadas por Cristo "com vara de ferro", ou seja, não haverá espaço para rebeliões no Reino do Messias.

Devemos compreender o Milênio sob três pontos de vista: da humanidade, dos israelitas e dos discípulos de Cristo. Do ponto de vista da humanidade, o Milênio funcionará como uma reedição do Éden, restaurando o propósito original de Deus para sua criação. Para os israelitas, como já foi dito, representa o cumprimento das promessas do estabelecimento do trono de Davi sobre todas as nações e do povo de Israel como povo escolhido de Deus. Já para os discípulos, o Reino Milenar é tanto a recompensa pelas obras quanto o descanso das mesmas obras, também promessas de Deus aos seus. Assim sendo, percebemos que, apesar de apresentar um quadro estranho e quase impossível de imaginar, o Milênio tem fundamentos sólidos nas Escrituras.

No próximo artigo vamos um pouco além ao imaginar a vida cotidiana e as particularidades deste período dourada da história humana.

Maranatha!

Referências:
2Sm 7:16, Sl 89:3,4, Is 2:2-4, Is 55:3,4, Is 65:17-25, Dn 7:27, Zc 8:3, Zc 14, Mc 12:25, Lc 19:11-27, Lc 24:37-41, 1Co 15:24-26, Fp 3:20,21, Ap 2:26,27, Ap 20:4-6.

Marcadores: , , , , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vi o blog agora ..lembre-me do personagem do filme 2012 ! o que tem um blog e faz animações gráficas no mesmo =) LOL . Otimo trampo Jr. com tempo lerei os artigos. Ed ( rasta )

9.12.09  

Postar um comentário

<< Home